Nossa Proposta Pedagógica

Nossa proposta pedagógica tem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das suas relações sociais, interpessoais e do seu espaço de convívio, promovendo o desenvolvimento de sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

O CDI Jardim Vovó Carmen adota a metodologia sócio-construtivista no trabalho com as crianças. Busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional.

 

Propomos um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das particularidades das crianças em cada faixa etária que atendemos. O respeito às diversidades das crianças é parte integrante da nossa proposta pedagógica. Para que a criança incorpore e aceite o outro em suas individualidades, essa atitude também precisa estar presente no comportamento dos adultos com quem convivem diariamente.

Projetos Pedagógicos

Os Projetos Pedagógicos são a base das atividades desenvolvidas com as crianças ao longo do ano. Planejados e executados pela equipe pedagógica, são pensados e adaptados para as diferentes faixas etárias. Seu objetivo é nortear o desenvolvimento infantil por meio de grandes temas que se desdobram em atividades no dia-a-dia e auxiliam no desenvolvimento da criança, em suas habilidades motoras e sociais, no incentivo da criatividade, entre outros.

 

Abaixo trouxemos alguns de nossos projetos, para que possam conhecer um pouco sobre as bases do trabalho que desenvolvemos.

Minha História de Vida

A construção da identidade acontece por meio das interações da criança com o seu meio social. A creche é um universo social diferente da família e que favorece novas interações, ampliando os conhecimentos da criança a respeito de si e dos outros.

O projeto tem o objetivo de favorecer novas interações e ampliar o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros, respondendo problematizações como:

  • Qual a importância do meu nome?

  • Quem sou eu?

  • Quem faz parte da minha família?

  • Quais são as pessoas que convivem comigo na creche?

  • Por que é importante termos amigos?

 

São realizadas atividades que possibilitam às crianças o conhecimento de si mesmas, percebendo que possuem um nome, uma identidade única e de que fazem parte de um grupo de pessoas em casa, na creche e na comunidade.  

O Meio em que Vivo

O projeto tem como base a importância de as crianças aproveitarem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico e autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento.

O projeto trabalha os diferentes tipos de moradia, cidade e campo. Tem como objetivo perceber as diferenças, as semelhanças, identificar os tipos de moradia, desenvolver noção de tamanhos, formular associação de imagens e fotos, relatar experiências vividas para aprimorar a capacidade de expressão, desenvolvendo a linguagem e o vocabulário.

Meios de Transporte - educação e cidadania no trânsito

É necessário que as crianças conheçam a importância dos meios de transporte em nossa vida e se conscientizem da educação no trânsito. Assim contribuindo para o desenvolvimento de futuros cidadãos mais responsáveis e cientes de sua contribuição na vida da sociedade.

O projeto tem como objetivo desenvolver a atenção e a percepção, identificar e reconhecer vários meios de transportes, reconhecer as cores dos sinais de trânsito e seu significado, interpretar mensagens de sinalização de trânsito, além de trabalhar virtudes importantes no trânsito como paciência, tolerância, responsabilidade e humildade.

O Mundo Animal

Os animais tem uma grande importância no cotidiano das crianças por sua presença através de histórias, suas vivências pessoais e sociais, pelas identificações e imitações as quais são estimuladas pelos adultos.O projeto leva a aprendizagem do conhecimento de respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o nosso planeta e para o homem, como componentes da Natureza.

 

Trabalha-se os animais selvagens e domésticos, os existentes e extintos, estudando suas diferentes espécies: mamíferos, aves e répteis. De cada uma dessas, aprendem as características físicas, hábitos de vivências e alimentares, habitat, utilidade e relação com o homem. É explorada, também, a diversidade de situações que vive cada espécie animal.

Profissões

A criança desde cedo apresenta grande interesse pela vida do adulto, é desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando-se no lugar dos pais, do professor e de outros adultos conhecidos. Explorar esse tema dentro da creche é importante porque possibilita ampliar o conhecimento das crianças com relação às diversas profissões e também colaborar para que desenvolvam atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

O objetivo é mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidade em relação às profissões dos seus pais, parentes e amigos, para que compreendam, valorizem e respeitem. Desenvolve também o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Primavera

A aproximação da Primavera e toda beleza que ela nos oferece, além da curiosidade que as plantas despertam nas crianças, a alegria com a presença multicolorida das flores e o bem estar que a convivência da natureza proporciona, nos leva a realização desse projeto. Através dele podemos explorar várias atividades que já fazem parte da rotina da creche e mostrá-las aos pais em apresentações teatrais.

Na socialização e interação entre as crianças, trabalhamos os movimentos corporais através do teatro e desenvolvemos a linguagem através das músicas.Com a participação do professor de música, as turmas apresentam peças de teatro ou musical do seu cotidiano.

2527-3558 | 3684-6545

comunicacao@jardimvovocarmen.com

rua Bambina 97 - Botafogo - Rio de Janeiro/RJ