Nossa Proposta Pedagógica
Nossa proposta pedagógica tem como objetivo levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das suas relações sociais, interpessoais e do seu espaço de convívio, promovendo o desenvolvimento de sua capacidade de observar, descobrir e pensar.
O CDI Jardim Vovó Carmen adota a metodologia sócio-construtivista no trabalho com as crianças. Busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais, preparando-as para a continuidade do processo educacional.
Propomos um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das particularidades das crianças em cada faixa etária que atendemos. O respeito às diversidades das crianças é parte integrante da nossa proposta pedagógica. Para que a criança incorpore e aceite o outro em suas individualidades, essa atitude também precisa estar presente no comportamento dos adultos com quem convivem diariamente.
O CDI Jardim Vovó Carmen assume uma proposta pedagógica em permanente construção, alimentada e orientada por princípios que respeitam a cultura da infância e o protagonismo da criança.
Objetivos
-
Oferecer às crianças um ambiente seguro, onde elas se sintam acolhidas e cuidadas. Propiciar um espaço de convivência e pertencimento, adequado às crianças e suas necessidades.
-
Respeitar a infância e as crianças preservando e admitindo uma cultura e linguagem próprias, assim como uma forma peculiar de perceber e de estar no mundo.
-
Assumir as interações e as brincadeiras como eixos curriculares, conforme recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais, e tendo a BNCC como guia de nossos planejamentos e prática pedagógica.
-
Respeitar as crianças individualmente, buscando conhecer cada uma em sua singularidade, e ao mesmo tempo integrando-as ao coletivo.
-
Propiciar às crianças de todas as idades o bem-estar e a livre expressão em diferentes linguagens, empregando uma escuta e um olhar atentos e cuidadosos, cultivados pelos profissionais educadores, por meio da formação em serviço permanente.
Fundamentação Teórica
Nossa proposta tem por fundamentação teórica as teorias do desenvolvimento e aprendizagem infantil, principalmente, as ideias sobre o desenvolvimento cognitivo de J. Piaget e das interações sociais de L.S. Vigotski.
Para compreender e acompanhar o desenvolvimento emocional nos baseamos nas ideias e conceitos de S.Freud, D. Winnicot e H. Wallon. Os conceitos e ideias destes autores apoiam a observação, a adequação da metodologia e o acompanhamento do processo de desenvolvimento e aprendizagem para cada grupo de crianças.
Metodologia
Uma proposta pedagógica em permanente construção, inspirada por educadores que valorizam as singularidades e expressões infantis como E. Pikler, M. Montessori e L. Malaguzzi entre outros.
Em sintonia com a linha de trabalho das Pedagogias participativas, admitimos um currículo flexível, onde os conteúdos do conhecimento partem dos interesses das crianças e de seu potencial de ação sobre o mundo.
As crianças são protagonistas de suas aprendizagens, e os educadores as acompanham mediando a relação com o mundo e os objetos da cultura, e os temas de seus interesses, propondo contextos de aprendizagem adequados, interessantes e desafiadores.